A noite na Lapa, bairro boêmio no centro do Rio de Janeiro, costuma ser muito animada, mas nesta madrugada de segunda-feira (8), a agitação foi ainda maior com a presença dos atores Robert Pattison e Kristen Stewart, que estavam na região para as gravações do longa "Amanhecer", o quarto filme da saga "Crepúsculo".
Por volta de meia-noite, Pattison e Stewart chegaram ao set, depois de terem gravados algumas cenas na Marina da Glória. O set ocupava um trecho da Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e Rua do Riachuelo. As longas horas de filmagens correram com poucos contratempos. Logo na primeira tomada com o casal, um figurante tentou agarrar Pattison, mas logo foi detido pelo segurança.
As interdições no bairro começaram cedo, às 17h. Para evitar o olhar de curiosos, o quarteirão foi fechado com tapumes de ferro com cerca de dois metros e uma patrulha da Guarda Municipal acompanhou as gravações. O forte esquema de segurança incluía também os seguranças particulares dos protagonistas, que acompanham todos os seus movimentos.
A sequência que foi gravada mostra o casal Edward (Pattison) e Bella (Kristen) chegando ao bairro de carro, descendo na rua e caminhando entre as pessoas, num clima de lua-de-mel, e claro, com direito a muitos beijos.
Durante os intervalos era clara a sintonia entre o Robert e Kristen, que também formam um casal na vida real, embora não gostem de falar no assunto. Muitas conversas ao pé do ouvido, risadinhas, mãos na cintura, e mesmo após o “corta!” continuavam de mãos dadas.
O clima de intimidade era nítido. Robert parecia estar se divertindo e até arriscou uma batucada na perna da atriz ao som do samba.
Devido ao alvoroço nas primeiras tomadas, a produção foi obrigada a pedir que os moradores dos prédios que estavam nas janelas não fotografassem, nem gritassem durante a gravação.
Já por volta das três da manhã, um problema técnico com a grua forçou uma pausa na gravação. Intervalo bem-vindo para Kristen, que aproveitou para trocar seus pee toe por confortáveis tênis.
O cenário tentava reproduzir uma típica noite na Lapa, com direito a uma roda de samba, com uma galera dançando, mesas e cadeiras nas calçadas, um saxofonista tocando bossa nova e barraquinhas de bebida. Cerca de 300 figurantes participaram das filmagens.
Os atores foram liberados antes das 5 da manhã. Apesar do horário, muitos fãs continuavam do lado de fora, com a esperança de ver seus ídolos de perto.
Ainda hoje, os atores devem seguir para Paraty, no Sul Fluminense, para gravar mais cenas da lua-de-mel dos personagens.